Carta Aberta a Todos, Todas e Todes Estudantes

Por: Movimento UFPR

Estimados, Estimadas e Estimades,

Estamos nos dirigindo a vocês – quase quarenta mil estudantes, que estudam no ensino médio técnico, graduação e pós-graduação, com sinceridade e uma visão nítida para o futuro da UFPR. Somos: professor Marcos Sunye e professora Camila Fachin, candidatos à reitoria, e queremos compartilhar nossas convicções e compromissos com nossa universidade. Nossa candidatura está ligada à nossa história, que começou quando fomos estudantes da UFPR.

Eu, Sunye, me formei em Processamento de Dados em 1986, e eu, Camila, concluí Medicina em 2003. Passamos pelas mesmas carteiras e espaços que vocês ocupam hoje. Durante minha graduação, participei do movimento estudantil e fui diretora do Centro Acadêmico Nilo Cairo, onde desenvolvia atividades junto às comunidades e bairros carentes de Curitiba. Já eu, Sunye, quando estudante, lutei ao lado de colegas e professores pelo reconhecimento legal dos profissionais formados em Processamento de Dados nos anos 1980.

Na nossa época, enfrentávamos desafios parecidos com os de hoje, como problemas estruturais, permanência estudantil, racismo e preconceitos. Não havia políticas de cotas, e muitos estudantes tinham dificuldades financeiras para permanecer na instituição. O mundo avançou, e a UFPR também, mas ainda não é suficiente; a UFPR pode mais!

Queremos que a universidade seja um verdadeiro espaço de inclusão e transformação, ouvindo e agindo de acordo com as necessidades da comunidade. Nossa experiência como estudantes nos ensinou que a educação transforma a vida e a sociedade. Estamos comprometidos com uma educação democrática, pública, gratuita e de qualidade, promovendo inclusão e diversidade.

A UFPR é Curitiba, é Litoral, é o Centro de Estudos do Mar, é Jandaia do Sul, é Toledo e é Palotina. Implementaremos políticas para garantir acolhimento e respeito a todas/os/es, combatendo todas as formas de violência e opressão, como racismo, capacitismo, LGBTQIA+fobia e misoginia. Faremos projetos e ações de letramento racial e de gênero para toda a comunidade, lutando por espaços plurais em que todas/os/es tenham participação ativa.

Fortaleceremos programas de apoio estudantil, como transporte intercampi em horários noturnos e restaurantes acessíveis. Garantimos que os valores do RU não serão alterados, assim como extensão do horário de funcionamento noturno, além da disponibilidade de marmitas onde há filas. Desenvolveremos políticas para moradia estudantil e permanência parental, com creches universitárias e espaços para mães e pais conciliarem estudos e cuidados infantis. Também atuaremos na construção de ações estratégicas e institucionais de promoção à saúde mental das/os/es estudantes.

Asseguraremos a participação estudantil na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação de ações de permanência, não apenas por força da Lei 14.914/2024, que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil, mas por convicção de que processos devem ser coletivos. Melhoraremos a infraestrutura dos campi, garantindo acessibilidade e adequação às necessidades de todas/os/es estudantes, e encontraremos soluções para os espaços de entidades estudantis que necessitam de reformas.

Defendemos a ampliação de vagas de docentes e TAEs, garantindo condições de trabalho que promovam uma educação de excelência. Nossa gestão será transparente e participativa, ouvindo ativamente a comunidade universitária e promovendo práticas sustentáveis que preparem nossas/os/es estudantes para serem líderes responsáveis e engajadas/os/es com a sociedade.

Implementaremos o Orçamento Participativo, assegurando voz ativa nas decisões financeiras da universidade. Criaremos o aplicativo “souUFPR” para agrupar informações e serviços, facilitando o acesso e a comunicação entre membros da comunidade acadêmica.

Apoiaremos a realização de eventos esportivos e culturais, viabilizando suporte e infraestrutura para jogos e competições organizadas pelas Atléticas, atualmente negligenciadas pela administração. Buscaremos fortalecer grupos e movimentos artísticos e culturais da UFPR, pois produzem rupturas necessárias no cotidiano, abrindo espaço para novas pensabilidades e sensibilidades. Junto a esses grupos, construiremos políticas e ações internas para que todos os espaços da UFPR respirem e vivenciem a Arte e Cultura.

Trabalharemos na revisão da metodologia de mensuração do IRA para refletir com mais precisão o desempenho acadêmico, promovendo uma avaliação mais justa e construtiva. Garantiremos que as Pró-reitorias e Superintendências considerem as particularidades de cada curso, campi e setor, respeitando a autonomia das entidades representativas estudantis.

Em nossa gestão, vocês serão ouvidas/os/es, terão voz e vez para discutir e atuar na elaboração de políticas que atendam às suas necessidades e aspirações, alinhando-se ao princípio da gestão democrática que defendemos. Nosso objetivo é transformar a UFPR em uma instituição de excelência, comprometida com a formação integral e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Acreditamos que, com o apoio e a colaboração de todas/os/es vocês, podemos alcançar uma universidade que orgulhe a todas/os/es nós.

A UFPR pode mais! Com a sua participação, faremos A UFPR EM MOVIMENTO acontecer.

Com determinação e esperança,

Professores Sunye e Camila

Chega junto com o Movimento UFPR.

inscreva-se